A vistoria veicular é uma forma de avaliação regida pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). Ter a certeza de que a documentação e as condições do veículo estão em ordem é fundamental para muitos processos como os de compra e venda e contratação de seguro, por exemplo.
Além disso, manter o veículo com a vistoria em dia é uma condição prevista na legislação para que se possa circular em conformidade com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Quais são os tipos de vistoria veicular existentes?
Antes de qualquer coisa, precisamos saber que a vistoria veicular a ser feita irá depender do objetivo e da finalidade das ações do proprietário. Saiba quais são os tipos e para o que cada vistoria serve a seguir.
Vistoria prévia
A vistoria prévia é realizada durante o processo de contratação de um seguro veicular pelo proprietário. A empresa seguradora faz uma avaliação da condição geral do veículo para se certificar de que ele está dentro das normas.
A vistoria prévia também é feita quando há mudança de seguradora, alterações nas condições do contrato ou quando é preciso fazer a renovação do seguro.
Vistoria cautelar
Também conhecida como vistoria de procedência, esse processo é feito quando um veículo está à venda, seja por uma concessionária, revendedora ou um proprietário particular.
Ela tem o objetivo de checar a procedência do veículo, de maneira a dar segurança tanto para quem está vendendo quanto para quem está comprando. É verificada a condição geral do veículo, a originalidade das peças, a situação do chassi e do motor, o histórico do automóvel, entre outros pontos.
Vistoria de transferência
Esse é o processo que deve ser realizado quando há a transferência de documentação para outro proprietário ou quando o dono do veículo muda de cidade.
É analisada a situação do veículo para evitar adulterações e inconformidades, assim como possíveis problemas nos dados cadastrais. Estando tudo de acordo com as normas do Detran, é emitido um laudo de vistoria que comprova a situação regular do automóvel.
Vistoria móvel
A vistoria móvel é realizada em domicílio, ou seja, em locais não previamente estabelecidos pelo Detran.
Geralmente, ela é feita em caminhões de grande porte, a fim de tornar a avaliação mais fácil e prática para o proprietário e para as empresas que prestam o serviço. A vistoria móvel também pode ser feita nos casos de revenda de veículos e em pátios públicos.
Agora você já sabe qual é a finalidade da vistoria veicular e quais são os seus tipos, não é?
Portanto, quando você precisar realizar a vistoria do seu automóvel, procure quem ofereça qualidade e confiança. Aqui, na AgraMax Vistorias, você encontra tudo isso!
[maxbutton id=”3″ ]