Juntos salvamos vidas!
Que tal pôr uma lupa nas atitudes preventivas que você pode adotar para um trânsito mais seguro?
Você sabia? O Maio Amarelo nasceu, em 2014, com a proposta de chamar a atenção das pessoas para o alto índice de acidentes no trânsito. Com o objetivo de reduzir os casos e suas consequências, o movimento propõe uma ação coordenada entre o poder público, as empresas privadas e a sociedade civil.
Envolvendo esses e outros segmentos, é possível colocar a segurança viária em pauta e, assim, mobilizar a população. Durante o mês, estratégias são traçadas para que o tema vire parte da rotina para além da campanha. É preciso conscientizar pedestres, ciclistas e motoristas para que todos possam levar as ações preventivas adiante.
O que estamos combatendo?
Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, segundo a Organização Mundial da Saúde. São, também, o segundo na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Seguindo as estimativas, se não existirem medidas efetivas que garantam a segurança nas vias, 2,4 milhões de pessoas podem morrer em 2030.
Para mudar esse cenário, há nove anos, o Maio Amarelo promove eventos de conscientização. Em 2022, não será diferente. Depois dos últimos dois anos, em que as atividades tiveram que ser majoritariamente virtuais para garantir o bem-estar de todos em tempos de pandemia, o movimento ganha novos moldes para, enfim, promover encontros presenciais.
O ano do reencontro
Com os casos de Covid-19 mais controlados e o avanço da vacinação, a campanha chega pronta para incentivar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, as iniciativas privadas e todas as pessoas a participarem do Maio Amarelo. Os alvos do movimento tomam forma através de palestras, fóruns, blitze educativas e seminários, por exemplo.
Para marcar o reencontro e a forte proposta de união para 2022, o mote escolhido para guiar as atividades foi “Juntos salvamos vidas!”. O propósito, aqui, é mudar o mundo para uma mesma direção e no mesmo sentido. Afinal, como aprendemos no combate ao coronavírus, quando nos protegemos, estamos cuidando de nós mesmos e de todos ao nosso redor.
Juntos salvamos vidas!
Ao se aprofundar na ideia central da campanha, o recado é simples: não abra mão da segurança. Na proposta do Maio Amarelo, compartilhar o que é certo abre sinal verde para a consciência no trânsito. É ela a principal responsável pela prevenção de acidentes. A ideia é, então, mostrar que todos nós podemos salvar vidas. E o ambiente onde fazemos isso é na estrada.
Logo, o Maio Amarelo 2022 destaca o poder de cada cidadão no cuidado ao se locomover. Ele mostra que, além dos profissionais que trazem na essência de seu trabalho essa capacidade (como bombeiros, médicos, socorristas, etc.), as “pessoas comuns” também têm esse potencial ao não se colocarem e não colocarem o próximo em situações de risco.
Tudo isso passa por atitudes preventivas individuais que você pode adotar para a construção de um trânsito mais seguro. Vamos conferi-las?
Dicas de segurança para você fazer a sua parte
Para garantir que todos colaborem para o bem-estar no trânsito que o Maio Amarelo indica e preza, é importante considerar as especificidades da jornada de cada um. Por isso, separamos dicas para motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.
Motorista
- Use o cinto de segurança;
- Respeite o limite de velocidade;
- Nunca ingira bebidas alcoólicas antes de dirigir;
- Atente-se à sinalização das vias;
- Esteja com a manutenção do veículo em dia;
- Mantenha retrovisores e demais acessórios ajustados;
- Nunca utilize o celular enquanto dirige;
- Permaneça a uma distância segura dos outros veículos.
Pedestre
- Caminhe sempre pela calçada;
- Preste atenção em todo o ambiente que o cerca;
- Esteja certo de que foi visto antes de atravessar;
- Use sempre a faixa de pedestres;
- Evite fazer a travessia em esquinas e curvas;
- Evite caminhar olhando para o celular;
- Evite o uso de fones de ouvido enquanto anda;
- Ao descer de um coletivo, nunca atravesse pela frente do veículo;
- Cuidado ao cruzar áreas com garagens.
Motociclista
- Sempre utilize o capacete;
- Não ultrapasse pela direita;
- Não trafegue em meio aos carros (corredores);
- Respeite o limite de velocidade;
- Nunca ingira bebidas alcoólicas antes de pilotar;
- Atente-se à sinalização das vias;
- Esteja com a manutenção da motocicleta em dia;
- Nunca utilize o celular enquanto pilota;
- Permaneça a uma distância segura dos outros veículos.
Ciclista
- Utilize capacete e demais equipamentos de proteção;
- Cuide da iluminação da bicicleta;
- Ande sempre pela direita;
- Sinalize suas manobras;
- Nunca trafegue na contramão;
- Use a ciclovia sempre que possível;
- Tome cuidado com a abertura de portas;
- Nunca utilize fones de ouvido;
- Atente-se à sinalização e às manobras dos demais veículos.
Quer saber mais?
O famoso Nerso da Capitinga e o piloto multicampeão de motovelocidade Franco Lopes prepararam vídeos com essas e outras dicas de segurança no trânsito. Eles são grandes apoiadores da campanha e já assumiram o compromisso com a prevenção de acidentes. Tem recado para todos os públicos. Veja só:
Envolvendo as crianças
Seguindo as metas do movimento, o Maio Amarelo recomenda já educar os pequenos para que cresçam com bons hábitos no trânsito. Quando cuidar de si mesmo e do próximo nas estradas vira rotina desde a infância, garantimos que, no futuro, existam reflexos positivos da mobilização para a população como um todo.
Pensando nisso, além de incentivar o exemplo ativo dos papais e das mamães, a campanha deste ano preparou uma cartilha educativa repleta de jogos para que seja possível aprender brincando. Clique aqui e garanta a do seu filho ou da sua filha! Você também pode compartilhar com familiares e amigos para levar essa ideia mais longe.
Parceria Agramax e Detran-MG
Para o ano de 2022, a AgraMax Vistorias se aliou ao Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais para tornar a mensagem de prevenção do Maio Amarelo ainda mais presente no dia a dia das pessoas, colocando uma lupa nas minúcias que fazem a diferença nas vias.
Com essa união, a campanha tem ampliado o acesso da população às informações de segurança no trânsito e envolvido toda a sociedade pela conscientização. Você também pode ser um agente de mudança. Pratique as dicas em seu dia a dia e compartilhe as informações com familiares e amigos. Afinal, juntos salvamos vidas!
[maxbutton id=”3″ ]