Saiba mais sobre o processo do Detran para ECV
Já foi iniciado o processo de credenciamento de Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) para identificação veicular, pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
A novidade permite que a vistoria de veículos, antes realizada pela Polícia Civil, agora seja feita por essas organizações.
O que é a vistoria veicular?
Na vistoria, são verificados itens como a legitimidade da propriedade, a autenticidade da identificação do veículo e da documentação, bem como se o carro dispõe dos equipamentos obrigatórios e se suas características originais foram modificadas.
Os mais de 150 itens de segurança verificados garantem que o veículo tem condições de rodar com segurança. O serviço é realizado em casos de transferência de propriedade, alteração de dados do carro, entre outros, conforme previsto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A expectativa do Detran-MG é que o novo serviço comece a funcionar a partir do dia 1º de abril.
Melhoria na qualidade das vistorias
De acordo com o órgão, a existência das ECVs permitirá uma melhoria no serviço de vistorias. Além disso, agora os policiais civis serão liberados para o incremente das atividades-fim de polícia judiciária.
No entanto, a Polícia Civil ainda realizará a atividade em localidades em que não existir nenhuma ECV credenciada. A população também terá a possibilidade de realizar a vistoria em uma cidade próxima, que conte com a mudança.
Como se credenciar?
A empresa interessada em se tornar uma ECV deve atender aos requisitos descritos na Portaria nº 1.935/2022 do Detran-MG.
Toda a documentação deve ser enviada pelo Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE). Além da documentação, também haverá uma análise da infraestrutura da empresa.
É possível acompanhar todas as etapas do credenciamento através do Painel Público de Controle de Credenciamento. Clique aqui para acessar.