Vistoria veicular de transferência: procedimento exigido pelo Detran é fundamental para checar a autenticidade do veículo
Você já ouviu falar em vistoria veicular de transferência? Toda vez que um veículo, em circulação no Brasil, for transferido para outro nome, ele deve passar por uma vistoria. Essa é uma exigência do Departamento de Trânsito (DETRAN).
Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco neste texto e confira o conteúdo que a AgraMax preparou sobre!
O que é vistoria veicular de transferência?
Como adiantamos, trata-se de um tipo de vistoria veicular obrigatória, exigida pelo DETRAN todas as vezes em que ocorre uma transferência de proprietário. Ou seja, é um procedimento imprescindível ao vender ou comprar um carro seminovo ou usado.
Realizada por Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs), a vistoria veicular de transferência tem como objetivo checar a autenticidade do veículo e a sua efetiva legitimidade, conferindo segurança ao comprador e valorização do bem para o vendedor, por meio de uma análise completa de todos os aspectos que envolvem um veículo.
O que é avaliado durante a vistoria veicular de transferência?
Durante desse tipo avalia-se:
- A autenticidade e documentação válida do automóvel;
- A conservação e manutenção do veículo;
- A presença dos equipamentos obrigatórios, assim como o seu funcionamento;
- Possíveis alterações de características e se elas estão regularizadas;
- A legitimidade da propriedade.
A transferência do veículo pode ser impedida caso esses aspectos não estejam em conformidade com as diretrizes do DETRAN. Isso garante mais segurança para quem circula nas vias.
Quais documentos devem ser apresentados na vistoria?
A vistoria vai muito além da inspeção do veículo. Por isso, ao levar o carro para a realização do procedimento, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Carteira Nacional de Habilitação do motorista (CNH);
- Documentos pessoais (RG e CPF);
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
- Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Onde realizar a vistoria de transferência veicular?
A vistoria de transferência pode ser feita em qualquer Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) pelo DETRAN. A dica é buscar por uma empresa de confiança e que preze pela qualidade e excelência de seus serviços. Afinal, esse é um processo técnico, que exige conhecimento e atenção.
Ela é um serviço rápido e que não exige a presença do proprietário do veículo. Qualquer pessoa habilitada, apresentando a CNH, pode levar o automóvel na ECV para realização do procedimento.
Quer uma dica de ouro? Escolha a AgraMax, a melhor de Minas Gerais! Por aqui garantimos valorização para quem vende e segurança para quem compra. Clique aqui, entre em contato conosco e agende a vistoria do seu veículo em uma de nossas unidades.