Você sabe a diferença entre sinistro de trânsito e acidente? Neste blog, entenda mais sobre dois termos importantes para a segurança nas ruas e estradas.
Quando falamos de segurança no trânsito, é comum que haja a confusão entre o sinistro de trânsito e o acidente. Esses são termos similares, mas que se diferenciam em algumas nuances.
Enquanto os acidentes são situações inesperadas no trânsito, os sinistros são mais abrangentes: representam qualquer evento que resulte em danos ao veículo, ao motorista ou aos passageiros.
Quer entender melhor? Leia, abaixo, o blog que preparamos sobre o assunto.
Qual é a diferença entre sinistro de trânsito e acidente?
“Sinistro de trânsito” e “acidente” são termos que muitas vezes são usados de forma intercambiável. No entanto, eles podem ter nuances diferentes dependendo do contexto.
Para resumir, pode-se dizer que nem todos os acidentes são considerados sinistros de trânsito, mas todos os sinistros são acidentes.
Para entender um pouco melhor, leia a diferenciação abaixo:
Sinistro de trânsito
O sinistro de trânsito engloba qualquer situação que resulte em dano material, lesão corporal ou morte no trânsito. Essa definição é feita pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Pode incluir acidentes de trânsito, mas é mais amplo, pois também abrange outros eventos, como roubo de veículo ou incêndio. Situações como atropelamentos e danos causados por condições climáticas também são consideradas sinistros.
Os sinistros são considerados eventos evitáveis. É comum que tenham uma conotação mais associada ao contexto de seguros. Isso porque, normalmente, pode-se acionar uma apólice para cobrir os danos ocasionados pelo ocorrido.
Acidente
Já o acidente é qualquer ocorrência inesperada e não intencional que ocorra no trânsito e cause danos físicos, materiais ou mortes. Alguns exemplos são atropelamentos e colisões entre veículos.
Seu foco é na ideia do incidente, e não necessariamente envolve a questão de responsabilidade. Isso porque um acidente pode ser causado por diversos fatores, como erro humano, falha mecânica ou condições adversas.
Deu para entender a diferença entre sinistro de trânsito e acidente? É bom lembrar que realizar a vistoria cautelar é a melhor maneira de evitar qualquer situação inesperada com o seu veículo. Para isso, conheça os serviços da AgraMax e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de todos os conteúdos e novidades sobre a área.