Saiba quais são os tipos de manutenção veicular e o tempo ideal para realizá-las no seu automóvel
A manutenção veicular é um dos procedimentos mais importantes para que se mantenha o bom funcionamento do automóvel. Durante o processo, são feitos reparos que garantem a segurança do motorista e dos passageiros. Mas, apesar desse cuidado ser reconhecido, muitas pessoas deixam a manutenção para depois, gerando problemas para o veículo e transtornos para o dono.
Existem quatro tipos de manutenção e datas adequadas para que elas sejam realizadas. Vamos falar mais sobre o assunto? Nós, da AgraMax, preparamos um conteúdo bem completo para você. Boa leitura!
Por que realizar a manutenção em um veículo?
São diversas as vantagens em fazer a manutenção no seu veículo. Além de reduzir os riscos de falhas e outras adversidades mais graves na hora de pegar vias urbanas e estradas, a manutenção regular e no tempo certo ajuda a:
- Reduzir custos, evitando gastos em momentos inesperados;
- Trazer mais segurança e conforto para o veículo e para todos os que o utilizam;
- Valorizar o carro na hora da venda;
- Assegurar a garantia do veículo;
- Prolongar a vida útil do automóvel, promovendo seu bom funcionamento.
Os quatro tipos de manutenção veicular
No procedimento de manutenção veicular, independentemente do tipo, o responsável pelo serviço revisa todos os sistemas, peça por peça do carro. Como, por exemplo: ar-condicionado, bateria, cabos elétricos, câmbio, embreagem, filtros, freios, faróis e lanternas, motor, pneus, radiador, suspensão etc. O que diferencia os tipos de manutenção é o objetivo pelo qual ela será realizada.
Confira abaixo os quatro tipos de manutenção veicular:
1. Manutenção detectiva
Na manutenção detectiva ou manutenção proativa é feito um trabalho de investigação para encontrar possíveis falhas que não estão claramente visíveis. Ou seja, a intenção é prever os problemas antes que eles aconteçam. Geralmente, esse tipo de manutenção é feito em indústrias e fábricas com equipamentos de grande porte e funciona como um teste de qualidade.
2. Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é a que gera mais gastos para o dono do veículo. Isso porque ela é feita quando há necessidade de corrigir problemas que já foram anteriormente detectados no automóvel, por exemplo uma substituição de peças, de forma emergencial. Por isso, o dono tem que desembolsar o custo da mão de obra para a correção e ainda gastar mais para se locomover de outras formas, já que o seu carro ficará parado por mais tempo na oficina.
3. Manutenção preventiva
A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, previne problemas no carro e contribui para o aumento da vida útil de seus sistemas e equipamentos. Ela é essencial para que a manutenção corretiva seja evitada.
Os fabricantes do automóvel determinam o período exato para realização desse tipo manutenção, considerando o tempo de uso e a quilometragem. A informação está disponível para o dono do carro no Manual do Proprietário do Veículo.
Muitas pessoas acreditam que o gasto com a manutenção preventiva é desnecessário, mas esse é um erro gravíssimo. Leve o seu carro para receber esse tipo de avaliação em uma mecânica de confiança e que, de preferência, conheça o histórico do automóvel.
4. Manutenção preditiva
A manutenção preditiva tem como objetivo identificar sinais nas peças, antecipando falhas. É muito comum nesse tipo de manutenção avaliar a troca de óleo, o alinhamento do veículo e a calibragem dos pneus.
A manutenção preditiva é muito confundida com a manutenção preventiva, mas existe diferença. Na preventiva, como já vimos, o cronograma é feito de acordo com o período indicado pelo fabricante. Na preditiva, as ações são realizadas com base na inspeção sistemática e na avaliação das mudanças dos parâmetros ou nas condições de desempenho dos equipamentos.
Essa última é a mais vantajosa para o dono do veículo, em termos financeiros. Como as ações são realizadas no tempo exato, não há gastos desnecessários.
As manutenções veiculares, realizadas no momento certo, ajudam muito na hora de você vender o seu carro. Mas lembre-se de que a vistoria veicular também é imprescindível para fechar o negócio!
Para esse serviço, conte com a AgraMax. Entre em contato e agende agora mesmo uma vistoria. Faça com quem entende do assunto e oferece qualidade e segurança!