Entenda tudo sobre a vistoria veicular, procedimento obrigatório para a venda de carros e outros automotores.
Você sabia que a vistoria veicular é essencial para garantir a segurança no trânsito da sua cidade? Além disso, este procedimento é obrigatório para a venda de veículos.
Neste blog, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a vistoria veicular, sua importância e suas principais categorias. Continue lendo para entender melhor o assunto.
O que é vistoria veicular?
A vistoria veicular é feita em qualquer automotor, como carros, caminhões, motos e ônibus. Seu objetivo é garantir que o veículo esteja em boas condições para a circulação nas vias públicas. A avaliação consiste no teste de todos os equipamentos obrigatórios, além da análise da documentação do veículo.
É obrigatório que o automotor passe por esse processo quando:
- O veículo for vendido a outra pessoa;
- O proprietário mudar de município de domicílio;
- Alguma característica do veículo for alterada;
- Houver mudança na categoria do veículo.
Vale lembrar que a validação só pode ser feita pelo estado de registro do automóvel, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Quais são os tipos de vistoria veicular?
As características de vistoria veicular podem variar de acordo com o tipo, apesar de todos terem um único objetivo: garantir a segurança no trânsito.
Veja abaixo detalhes sobre os diferentes tipos de vistoria.
Vistoria veicular prévia
Quando a vistoria é feita antes da contratação de um seguro automotor, a chamamos de “vistoria veicular prévia”. Essa categoria é feita pela seguradora, que vai avaliar as condições do veículo antes da contratação.
Vistoria cautelar ou de procedência
Essa vistoria é feita durante a venda de um veículo, seja ela feita por pessoa física ou por uma concessionária. A estrutura e a originalidade das peças do veículo são analisadas, além de toda a documentação que certifica a venda.
Vistoria veicular para transferência
Há alguns cenários que exigem a transferência de documento do veículo, como troca de proprietário ou mudança de cidade ou estado. Nesses casos, é aplicada a vistoria veicular para transferência. O processo busca garantir que o automotor está seguro para a venda e/ou trânsito em diferente município.
Vistoria x inspeção
Apesar de serem processos parecidos, a vistoria é uma atividade diferente da inspeção. Enquanto a inspeção avalia todos os sistemas e aparelhos do veículo, a vistoria faz somente uma avaliação visual das partes.
O que é preciso fazer antes da vistoria veicular?
Antes da realização da vistoria, é necessário fazer o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e apresentar o comprovante de pagamento de todos os impostos e multas. Também é necessário apresentar os documentos pessoais do proprietário, como RG e CNH.
Além disso, é necessário pagar a taxa de vistoria e preencher o formulário do Renavam, disponível no site do Detran.
O que é analisado na vistoria veicular?
A vistoria veicular avalia fatores como o tamanho, a calibragem e o desgaste dos pneus; a suspensão do veículo; a integridade dos vidros; e a legibilidade do chassi. O perito também checa se o motorista conta com todos os itens de segurança e equipamentos obrigatórios.
Faróis, espelhos e buzina também estão na lista de itens analisados pela vistoria veicular.
Fui reprovado na vistoria veicular. E agora?
O veículo pode ser reprovado na vistoria por problemas na documentação ou falhas em algum equipamento. Nesse caso, é necessário regularizar o que for necessário e agendar outra vistoria junto ao Detran.
Mas atenção: uma reprovação dá ao proprietário apenas 30 dias para a regularização do veículo.
A AgraMax é uma das principais licenciadoras de vistorias veiculares do estado, com uma equipe totalmente preparada para entregar avaliações de qualidade. É dessa forma que garantimos segurança para quem compra e valorização para quem vende.
Faça parte da nossa rede de vistorias veiculares. Clique aqui e conheça as nossas propostas.